quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Programa de combate a tuberculose no terceiro centro de saúde da liberdade (referência em tratamento) em salvador.



Os pacientes que chegam ao terceiro centro de saúde da liberdade têm um atendimento diferenciado, haja vista que o mesmo atende não só os usuários do bairro, mas também pacientes adjacentes de distrito ali próximo. Geralmente os pacientes chegam encaminhados pelo hospital Otávio Mangabeira ou por demanda espontânea e/ou encaminhados de outras instituições de saúde, o hospital Otávio Mangabeira trabalha em parceria com a unidade, com o internamento de pacientes com outras e/ou também multirresistentes. A unidade realiza exames dos mesmos para confirmação do diagnóstico. O paciente é atendido pelas médicas lotadas na unidade, e encaminhados para a enfermagem para realização de exames e procedimentos pertinentes.
Assim que o paciente passa pela triagem no setor de enfermagem, seu retorno à unidade, é agendado na sua primeira consulta pelas enfermeiras e logo após são encaminhados ao setor de farmácia, o qual não faz apenas a distribuição dos medicamentos no tratamento de tuberculose, mas realiza o aconselhamento, através de orientações sobre como lidar com doença, a importância de utilizar de forma correta cada remédio e conscientizar o paciente e seu cuidador.
O índice de pacientes que abandonam o tratamento é muito pequeno, sendo que estes, que o fazem, são pacientes de situação socioeconômica desfavorecida, e/ou dependentes químicos. Dessa forma se houver abandono, a enfermagem, a assistência social e o setor de farmácia fazem a buscativa desses, dando algum suporte com distribuição de alguns tickets alimentação e cestas básicas. É importante frisar a parceria com o SEMAE, serviço de atendimento especializado que atende pacientes soropositivos, com DST, hepatites entre outros, realizando o teste para HIV solicitados por médicos da unidade aos pacientes que ali são atendidos, em virtude de haver uma relação direta com a doença.
O terceiro centro pretende aumentar sua oferta de atendimento, devido ao sucesso do programa, no qual irá atender pacientes de outros distritos dos quais a liberdade não fazia cobertura. A tuberculose é uma doença contagiosa que é transmitida pelo contado direto com o paciente, por isso a importância de se manter uma distância considerável do paciente e a utilização de máscaras durante o atendimento aos que ainda não estão negativados. Entretanto a tuberculose é estigmatizada pelo senso comum, é importante saber que a doença tem cura, se for feito o tratamento de forma correta, não é preciso evitar as pessoas com tuberculose, é preciso enxergar que elas precisam de assistência e que o tratamento é gratuito.

Autora: Lívia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário